domingo, 28 de março de 2010

O Mundo de Beakman

Na decáda de 90 existiram varios programas espetaculares, e um deles que marcou uma geração foi O Mundo de Beakman ( Beakman's World ).

O mundo de Beakman foi um dos programas mais eficientes no ato de ensinar divertindo, usando uma linguagem direta e divertida conversando com o telespectador, para mostrar noções de ciências, química, física, astrologia e por aí vai.
No programa Beakman lia cartas de "tele-espectadores" fictícios, o que era o gancho para a realização de experiências (que ensinava como reproduzi-las em casa) e a abordagem divertida de conceitos científicos. Ocasionalmente interpretava cientistas já falecidos, como Albert Einstein, Isaac Newton, Bernoulli, Alexander Graham Bell, Charles Darwin e Benjamin Franklin.
Com um corte de cabelo superfashion e sua capa verde fluorescente, ele se mostrava um grande conhecedor de todas as ciências, embora falasse que não sabia de tudo, apenas sabia como conseguir as respostas. Ele tinha um jargão estranho “Badabin Badaben Badabun!" e de vez em quando desaparecia para transformar-se em personalidades antigas ou ainda o super herói Homem-Equilíbrio. O maior problema de Beakman era Lester, um ator desempregado, que tinha sido contratado para ajudá-lo no laboratório, e que para isso, teve de vestir uma roupa de rato e fazer o que menos gostava: trabalhar. Lester era constantemente humilhado pelos outros personagens, sobretudo por Beakman, quando o desafiava. Apesar de seus puns, Lester jurava que tomava banho: "Eu não tomo banho anualmente. Eu tomo um banho por ano!". Além do ratão, Beakman contava com a ajuda de três assistentes: Josie que lia perguntas, ajudava o patrão em suas experiências e completava com perguntas; Liza, mais velha que Josie e que tinha como passa-tempo incomodar Lester e como função ajudar Beakman a responder algumas perguntas; Phoebe, ela dava uma certa energia ao programa, principalmente quando respondia as coisas antes dele, ou então quando o ficava imitando por trás de Beak. Phoebe não humilhava tanto Lester, era mais amiga dele.


Uma das coisas divertidas do programa eram os dois pingüins, Don e Herb (homenagem a Don Herbert, que representava Mr. Wizard em "Watch Mr. Wizard", no programa científico de 1951-55), que assistiam aos programas de uma TV no meio do Pólo Norte, e não tinham nada a ver com O Mundo de Beakman, apenas faziam comentários sobre o programa. Don aparecia à esquerda e Herb à direita. A mão de Ney, o câmera do programa, também fazia algumas participações especiais para auxiliar em algum experimento, ou apenas para segurar coisas.
O cenário e figurino era insano e colorido, combinando com os efeitos sonoros e as personagens. O programa se passava num laboratório que tinha, por exemplo, uma Tabela Periódica em forma daqueles jogos Twister. No início de cada episódio, a assistente tirava de uma espécie de gaiola gigante uma carta com alguma pergunta, e a lia para Beakman.
O programa tinha quadros como “Desafio de Beakman”, onde era feita uma pergunta aos telespectadores e dada a alternativa para que escolhêssemos em casa. Lembram da frase: “Parem, parem tudo. Estão ouvindo esse som? Ele quer dizer que está na hora do Desafio de Beakman”.


O programa foi exibido na tv america a partir de 1992, mas somente em 1994 que começou a ser exibido no Brasil.


O programa fez um enorme sucesso em todo mundo sendo exibido em mais de 35 países. A produção chegava a receber mais de 1000 cartas por semana de crianças, adultos e educadores de todos os Estados Unidos, Canadá e outros países. No Brasil a série foi exibida pela tv Cultura a entre 1994 -2002 e pelo canal fechado Bumerang em 2006.



O programa é muito indicado para professores que querem mostrar aos alunos diversos assuntos de forma divertida e muito bem explicada. Beakman explica de uma maneira que cativa as pessoas a ficarem olhando para a TV. O professor pode mostrar o trecho selecionado tanto como introdução a uma determinada matéria.

Curiosidades:



  • "O Mundo de Beakman", impressa seus scripts em papel reciclado e usa os dois lados da página
  • Existem mais de 5.000 efeitos sonoros em cada episódio de meia hora
No Laboratório de Beakman estão disponíveis:
  • 34 globos do mundo
  • 36 pneus de biciclete
  • 14 extintores de incêndio
  • 5 assistentes manequim
  • floresta tropical indoor
  • 14 lâmpadas de lava
  • 9 torradeiras.
  • 1 esqueleto
  • 6 troféus de boliche.
  • 2 secadores de cabelo salão de beleza.
Fora outras coisas que não fio colocado aqui. (A lista ficaria bem grande ....rs....)


Alguns assuntos usado no programa:

  • Termodinâmia e Espinhas
  • Gravador de Som e o Conceito de Força e Pressão
  • Gravidade e Inércia
  • Contração/expansão e Muco Nasal -(esse é o melhor kkkk)
  • Privadas e Montanhas-russas
  • Pára-Raios e Reações Químicas
  • Fotossíntese e Papéis
  • Trovões/Relâmpagos e Quebrando Ossos

Bom, ao todo foram 91 episódios em 4 anos..... quem ja viu, que veja novamente. Quem nunca viu, vale a pena ver.....

Aqui tem um blogger que vc pode fazer download dos episódios

relinche.blogspot.com/2008/03/o-mundo-de-beak...

Veja um dos primeiros episódios de beakman

Referencias:

http://www.infantv.com.br/beakman.htm

http://www.cienciamao.if.usp.br/tudo/index.php?midia=omb

http://www.beakmansworldtv.com/index.php

http://pt.wikipedia.org/wiki/O_Mundo_de_Beakman

http://relinche.blogspot.com/2008/03/o-mundo-de-beakman.html

Abraços

Wesley



2 comentários:

  1. Wesssssssley!! Eu amaaava O Mundo de Beakman, mew o melhor!!! rsrs
    Adorei o blog, se precisar de um help! ;)
    OOhh infancia feliz a nossa, viu! Pena que acabou! Realmente ficar na rua a noite, hoje em dia, nem gente grande!! kkkk
    Ah, e não se esqueça dos peões, das molinhas, amarelinhas, bolinhas de gude, pular corda, os discos voadores (igual do chaves!!rs) e os temidos bonecos assombrados! haushuahs Quanta coisa, como é bom lembrar!
    Saudades de ti, criança! Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Meu amigo esse era o programa para divertir e aprender na infância.

    ResponderExcluir