quinta-feira, 1 de abril de 2010

Programa do Bozo (Parte 1)

"Alô criançada o Bozo chegou! Trazendo alegria pra você e o vovô!"
Isso mesmo, vamos falar do programa do Bozo e sua turma ( U-Huuuuuuu!!!!!)


Bozo foi criado em 1946 por Alan W. Livingston, que produziu um album de discos de histórias infantis e livros ilustrativos. Em 1949, o Bozo começa sua carreira na televisão. Larry Harmon, que foi um dos primeiros a interpretar Bozo na TV, comprou os direitos do personagem, e o transforma em uma franquia, ele dá a ele uma personalidade engraçada. Nesta época Bozo fez muito sucesso na televisão americana, Larry Harmon chegou a treinar mais de 200 atores para interpretá-lo, em diferentes canais locais que exibiam Bozo nos EUA.O programa do palhaço Bozo chegou a ser produzido em mais de 240 estações de TV em 40 países, entre eles, o Brasil, onde tornou-se muito popular, sendo exibido pela TV Record (de 1980 a 1981) e pelo SBT (de 1981 a 1991). Wandeko Pipoca foi escolhido por Larry Harmon, o dono da franquia, para ser o primeiro Bozo brasileiro.
Com o sucesso do personagem, outros atores - Manoel Duarte, Luís Ricardo, Caio Machado, Diego Três, André Peixe, Charle Myara, Marcos Pajé, Edílson Oliveira da Silva e Arlindo Barreto, foram contratados para o papel no programa que ia ao ar nas manhãs e tardes da emissora.
O programa Bozo terminou em 1991 com a morte de Décio Roberto, o último ator a encarnar Bozo no Brasil. Com a extinção do programa, No dia 14 de Março de 2009, faleceu Alan Livingston, criador do palhaço, aos 91 anos. Em julho de 2008, Larry Harmon havia falecido, aos 83 anos.
O programa do Bozo, foi um icone para a infancia nesta época. No Brasil o Bozo foi interpretado por mais de 10 anos por Luis Ricardo, aquele mesmo que vende coisas do Baú da Felicidade, do tio Silvio Santos. O programa estava falido e quando Luis assumiu a responsabilidade de vestir os trajes do Bozo, o programa estourou. Quem é que não se lembra do número de telefone mais conhecido do Brasil? 236-0873!!! Todo mundo sabia, era uma coisa impressionante! A central da Telesp não aguentou tanta ligação e ficou congestionada. Era a primeira vez que isso acontecia com uma emissora de televisão... O Silvio teve que pagar uma multa enorme pra Telesp. Bastava entrar na escola e alguém vinha logo dizendo. "Puxa, ontem eu liguei para o Bozo e participei da corrida de cavalinhos.! ."
Luis Ricardo não foi o único a vestir os trajes do Bozo, na verdade nem dá pra saber quantos Bozos a televisão brasileira, mais especificamente o SBT, teve. Foram diversos dublês e vários Bozos oficiais. Um dos que mais chamaram a atenção da criançada foi Arlindo Barreto. O cara curtia entrar no palco, com a cabeça fritando e o nariz no pó. Ele ficou anos e anos no palco, sob o efeito da cocaína e a criançada nem aí. Segundo Arlindo, o Bozo lhe deu tudo, dinheiro, fama, mulheres e um tremendo vazio, que hoje é preenchido com Jesus. Ele está curado do vício e diz que jamais vai esquecer o Bozo. Mas coisas muito engraçadas aconteceram naquele palco. Um dia um telespectador liga para participar do Bozo Memória(um jogo de memória onde tinha uma figuras de desenhos animados, como Piu-Piu, Frajola, Pica-Pau e mais alguns ). O Bozo atende a chamada e de repente o menino do outro lado começa a gritar: "Bozo…..Bozo…..Bozo" , e o Bozo disse "Fala amiguinho" e quando ninguém esperava o garoto solta "Bozo….Bozo…vai tomar no cú" Luis Ricardo contou em uma entrevista que teve que pensar rápido no que fazer e soltou uma assim: "O quê? Sua casa está cheia de urubu?".

Quem participava das brincadeiras promovidas pelo palhaço tinha o direito de dar uma bicota no nariz. Ele sempre dizia : "Dá uma bicota no meu nariz" ou quando alguém perdia ele disparava "Que peninha". O Bozo esteve presente na vida de muita gente e com certeza deixa muita saudade.
O programa tinha varias brincadeiras como Bozo memória, batalha naval e a corrida de cavalinhos.várias brincadeiras por telefone com os telespectadores, além de gincanas com as crianças da platéia que eram julgadas por bonecos manuziados por mãos. Além do programa tinha também o desenho do Bozo.

E as Músicas muito divertidas como a da abertura do programa , a do Chuveiro , Bitoca no meu nariz , A Família Bozo , A banda do Bozo..
Eram vários bordões mas o mais famoso sem duvidas era esse ; " PAPAI PAPUDO !QUE HORAS SÃO ? SÃO CINCO E SESSENTA!! Quem nunca mandou essa pro amigo quando perguntava a hora?

O personagem Bozo foi tão importante que ele foi nomeado Embaixador Mundial da Boa Vontade UNESCO . (isso não é para qualquer um)
Personagens:
· BOZO - Sempre alegre, seu bordão era "sempre rir". As crianças davam uma bitoca no seu nariz. Sempre esperto, participava de várias brincadeiras por telefone com os telespectadores, além de gincanas com as crianças da platéia. Seus principais intérpretes foram Luiz Ricardo e Décio Roberto.
· VOVÓ MAFALDA - Interpretada brilhantemente pelo ator Valentino Guzzo. Era esperta, mas ignorante, e sempre era passada pra trás. As músicas da Vovó faziam o maior sucesso, quem não se lembra da música "Quando o relógio bate as sete… tumbalacatumba-tumbatá"Depois, teve um programa solo "A Sessão Desenho, com a Vovó Mafalda".
· PAPAI PAPUDO - era interpretado pelo genial Gibe. Tinha o bordão "Que horas são ?", aí a criançada respondia "Cinco e sessenta". Outro que, apesar de esperto, vivia fazendo o papel de trouxa. Também tentava pregar peças no Bozo(sujá-lo com farinha, molhá-lo), mas sem sucesso.
· BOZOLINA - Antes, a Bozolina era um personagem que conversava com o Bozo e não se entendia nada o que ela falava. Depois, ela passou a ser interpretada pela Flor(que, posteriormente, foi jurada do programa "Show de Calouros", do Silvio Santos). Ela era amiga da Vovó Mafalda e tentava arranjar noivos para a velha.
· SALSI FUFU - Interpretado pelo impagável Pedro de Lara(que depois também tornou-se jurado do "Show de Calouros"), era, sem dúvida, o personagem mais burro de todos. Vivia caindo nas armadilhas preparadas por Papai Papudo. Às vezes, ele também tentava dar golpes nos outros, mas vivia quebrando a cara. Tinha o bordão "Salsi Fufu, mundialmente conhecido".
· KUKI - Interpretado pelo saudoso Roni Cócegas, que depois fez o Cocada("A Praça É Nossa") e Galeão Cumbica("Escolinha do Professor Raimundo"). Era um palhaço bobo, que vivia pregando peças nos outros e também caia em várias armadilhas. Ele vivia falando : “A gúdi-méri-méri-gu sem curu-curu”.
· GAROTO JUCA - Era uma criança que era ajudante de palco do Bozo.
· KING BOZO - Era um gorila mal-humorado que, às vezes, era jurado do "Show de Calouros do Bozo".

Os jurados do Bozo
As crianças eram julgadas pelos jurados "fantoches" do Bozo
· MAROCA A jurada cor de rosa tinha mania de cantar(desafinada que só ela) "Eu dou nota 10 ! Pra mim, pra mim. Pra ela, eu dou nota 9"
· CANDINHA A tímida e meiga jurada quase sempre dava boas notas
· ZOCA O jurado vilão, quase sempre dava nota zero. As crianças, revoltadas, chamavam ele de boboca. "O Zoca é um boboca".
· ZICO jurado bonzinho, quase sempre tirava satisfações com o Zoca, depois que ele dava notas baixas. "Tu é um canalha, viu ?"
· LILI Era uma cobra bem engraçada.
· ZECÃO Era um cachorro super divertido.
· MACARRÃO Era um monstro verde, que sempre anunciava que o programa do Bozo ia começar. "Com vocês, o palhaço mais famoso do mundo : Bozo".

Larry Harmon disse certa vez em uma entrevista:

"Bozo é uma estrela, um animador, algo maior do que a vida", "As pessoas o vêem como o Sr. Bozo, alguém com quem você pode se relacionar, tocar e gargalhar."

Bozo é a combinação da sabedoria adulta com as maneiras infantis que existem em todos nós". A última vez que Harmon se vestiu de Bozo foi em 1996, para a tradicional Rose Parade, em Pasadena, nos Estados Unidos.

Curiosidades:
· O primeiro dublador do Pateta, Pinto Colvig, foi o primeiro a interpretar o Palhaço Bozo, mas em uma gravação de disco, e aparições em lojas para divulgação do personagem.
· O palhaço Krusty de Os Simpsons é uma paródia do Bozo
· Nos Estados Unidos, existe uma lenda urbana, que diz que uma criança que participava do Show do Bozo teria se zangado com o palhaço e o insultado ao vivo, curioso é que um fato parecido com esse, realmente aconteceu na versão brasileira do Programa do Bozo exibida pelo SBT nos anos 80
· Foi no programa que o chaves começou a ser exibido no sbt

Bem , tem muita coisa pra falar mas tem coisas que a gente viveu que só palavras não bastam e tbm fica aquela emoção no ar.

10 comentários:

  1. Thedy Santa Catarina -> Saudades do tempo que td era mais simples menos complicado e a infância tinha um outro sabor.
    Tempo bom não volta mais!!!!

    ResponderExcluir
  2. que saudades ..... nos eramos felizes e nao sabia queriamos crescer logo.mas bons tempos aqule

    ResponderExcluir
  3. Meu Deus! Bozo faz parte da minha infância! Era um programa infantil de verdade, não essas idiotices de bom dia e cia ou tv globinho, que tratam as crianças como retardadas.
    Tempo bom que não volta!...

    ResponderExcluir
  4. Meu, que legal! Isso me trouxe muitas lembranças ótimas. Que saudade dessa época!

    ResponderExcluir
  5. Meu amigo bozo, Por gentileza se for possivel, vc poderia mandar ums videos p eu colocar p minha filha ver os seus programas? Eu te agradeço meu irmao e heroi de infancia. Abços do haroldo

    ResponderExcluir
  6. Eu ainda nao vi nenhum palhaço igual a vc. Abços do haroldo meu amigo

    ResponderExcluir
  7. Eu além de assistir ao programa do BOZO,eu participei várias vezes cantando no programa.
    Anos 80.
    Conheci todos os atores pessoalmente.
    E todos eles eram apaixonantes.
    Saudades daqueles tempos.
    Abraços Solange

    ResponderExcluir
  8. Nunca houve nenhum Bozo chamado André Peixe, Caio Machado, Manoel Duarte e nem tão pouco Diego Três! Falar estas mentiras é denegrir a imagem do Bozo, nenhum ator seria tão imbecil de adotar estes nomes artísticos estúpidos!

    ResponderExcluir
  9. O Bozo é incomparável. Quem melhor interpretou foi o ator Décio Roberto, ele era muito amoroso e tinha um carinho extraordinário com as crianças. Não acreditei quando soube que ele morreu. De todos, ele era o que parecia ter mais vontade de viver e passava mais alegria para o público. Não acredito que ele não soube se cuidar e pegar doença sexualmente transmissível.

    ResponderExcluir
  10. Vc tem a parte 2 ?
    Pede pro Sbt voltar a passar Bozo

    ResponderExcluir