terça-feira, 30 de março de 2010

Novela Carrossel

Carrossel

Quem se lembra da Maria Joaquina? Cirilo? Jaime Palilo? A romântica Laura? Daniel? Paulo? Valeria? Davi? E o Riquinho do Jorge Del Salto que tinha um mercedes ??? Entre outros... e a patrulha salvadora !?Professora Helena?Vamos matar a saudade dessas crianças e de outras coisas bem trash de nossa infância.
Carrossel foi uma novela de 375 capítulos produzida pela Rede Televisa em1989, transmitida quatro vezes no Brasil pelo SBT. Conta a história de uma turma de crianças na idade entre 6 a 8 anos, que procuram resolver seus problemas com alegria e descontração. Os personagens são esquemáticos, onde mostram a denúncia de racismo e pobreza. Uma novela direcionada a crianças. Foi a primeira novela estrangeira a concorrer o Trofeu Imprensa na categoria Melhor Novela, mas recebeu apenas um voto. A novela fez tanto sucesso que Gabriela Rivero, atriz que interpretou a Professora Helena, desceu a rampa do Congresso Nacional com o então presidente Fernando Collor de Melo.

Não tem como não lembrar de algumas cenas e comentar aqui: Houve uma cena em que o Jaime passou a noite colocando seu caderno a limpo, pois era todo bagunçado, tudo para conseguir haster a bandeira ( condição imposta pela professora Helena para que ele tivesse cuidado com seu caderno). Mas na hora da entrada no pátio, o caderno dele caiu no chão e vários alunos pisaram antes dele mostrar para professora. Isso foi muito emocionante.


Teve também a cena da mãe da Maria Joaquina que sofre um acidente de carro e precisa de uma doação de sangue! E é a mãe do Cirilo que faz a doação. Ai depois na escola na hora do intervalo a Maria Joaquina vai falar com Cirilo e dá um beijo de agradecimento nele, como ele era apaixonado por ela, ele sai gritando pelo corredor que está muito feliz e que isso tinha sido a melhor coisa da vida dele.
Uma das cenas emocionantes também foi quando a professora Helena briga com a Valéria por causa da brincadeira que ela fez com os sapatos da Laura. A Valeria fica doente, desmaia, fica sem comer e não vai mais a aula. Então a professora Helena vai visitá-la e elas fazem as pazes.

Quem nunca teve uma Patrulha Salvadora, me lembro quando os meninos criaram esse grupo, que tinha a liderança do Daniel Sampaio. Um dia eles salvaram uma menininha de trancinhas que estava precisando de ajuda. Ai, as meninas do colégio ficaram enciumadas e formaram o grupo delas. As reuniões ocorriam numa casa abandonada.

E a melhor cena é quando o Cirilo ganha o carro, e aposta corrida com o riquinho. A Maria Joaquina finalmente se rendeu ao negrinho que ela tanta maltratava e lhe dá a coroa de vencedor.

Bem se for contar todas as cenas que nos marcaram, vamos acabar contando a novela inteira. Só podemos relembrar com muita saudade de um momento que pudemos aproveitar com prazer. Novelas como essa, jamais serão feitas, infelizmente o nosso mundo está muito mudado, talvez se essa novela passasse novamente, não faria o mesmo efeito, pois as nossas crianças não são mais crianças.

Aqui Dois videos sobre Carrossel:




pt.wikipedia.org/wiki/Carrusel Veja, edição 1186 de 12 de junho de 1991.
Bjs.
Ana Paula

4 comentários:

  1. Essa novela marcou toda nossa infância, me fez lembrar muitos momentos guardados na memoria, pena que as crianças de hoje não sabem ter uma infância feliz....

    ResponderExcluir
  2. EU QUANDO CRIANÇA ASSISTI CARROSSEL E ATÉ HJ EU ASSISTO POIS HJ EM DIA NÃO SE FAZ MAIS NOVELAS IGUAIS A ESSA POI CARROSSEL É A PRIMEIRA E UNICA E NÃO ADIANTA O SBT QUERER FAZER UMA COPIA PENSANDO QUE VAI TER AUDIÊNCIA SERIA MUITO MELHOR QUE O SBT REPETISSE A UNICA A PRIMEIRA E ORIGINAL CARROSSEL AI SIM EU GARANTO QUE TODO MUNDO IRIA ASSITIR.

    ResponderExcluir