segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Armação Ilimitada

“Juba e Lula, hooooooooo!!!!!!!!!!!”
Dois garotões, Juba e Lula , adeptos aos esportes radicais e amantes da natureza montam uma empresa chamada Armação Ilimitada. Dispostos a aceitar todo tipo de trabalho, partem, juntamente com sua namorada Zelda Scott e o garoto Bacana , em busca de missões inusitadas.
Juba e Lula dividem o amor de Zelda, morando com ela no mesmo apartamento. Zelda é jornalista e seu chefe é um neurótico de carteirinha. Sua melhor amiga é Ronalda.

Armação Ilimitada foi um seriado brasileiro, voltado para o público adolescente da Rede Globo, exibido às sextas-feira às 21:20, entre 1985 e 1988, e que misturava aventura e esportes além de outros temas típicos da Zona Sul do Rio de Janeiro.
O seriado integrava a faixa de programação Sexta Super, sendo exibido uma vez por mês em seu primeiro ano, e quinzenalmente a partir do segundo ano, em episódios de 45 minutos de duração.
O projeto foi concebido a partir de um esboço feito por Kadu Moliterno e André de Biase, que haviam trabalhado juntos na novela Partido Alto em 1984. A idéia foi concretizada por Daniel Filho, que apostou e investiu no seriado de aventuras apresentado em ritmo de videoclipes.
Armação Ilimitada surgiu numa fase de reabertura política no Brasil, após a queda do regime militar, na qual houve uma readequação de postura na televisão brasileira. Adorada pelos oitentistas adolescentes da época, se mostrou bastante irreverente e inovadora desde o início, tanto por sua técnica, dinâmica, linguagem e conteúdo.

HISTÓRIA

Juba e Lula eram dois amigos cariocas que tinham uma agência de serviços: a “Armação Ilimitada”. Seus trabalhos iam desde tramas políticas até resgates em florestas e investigações ao bom estilo “James Bond” e sempre envolviam aventuras ligadas aos esportes radicais, como pilotagem, competições esportivas, motocross, mergulho, vôo livre, surf e até foram dublês de filmes.
Zelda era filha de um exilado, totalmente independente, sempre contava com a amiga e confidente inseparável, Ronalda Cristina e trabalhava no Correio do Crepúsculo. Seu chefe era o editor neurótico e histérico do jornal e sempre a incubia das mais estranhas reportagens. Curiosamente, o personagem não tinha um nome, era simplesmente “Chefe” e suas cenas, sempre foram representadas de acordo com o ponto de vista da Zelda. Em alguns episódios, quando ela entrava na sala dele e ele estava despachando documentos, ela o via num terreiro de macumba e vestido a caráter, fazendo um “despacho”.
Os três moravam no mesmo apartamento e formaram uma família quando um menino órfão começou a viver com eles, o Bacana. Um garoto incrivelmente inteligente e era a pessoa mais coerente e realista do seriado e também um tipo de secretário da agência.
A DJ Black Boy narrava e comentava com muita empolgação os episódios no decorrer da sua apresentação, ficava dentro de um studio e montava um fundo musical mixando black music nacional e internacional, sempre rolava uma trilha sonora diferente e muito legal.

Não há como contestar que foi um seriado com conteúdo único, muito bem aceito pelo público infanto-juvenil porque nunca subestimou os seus espectadores com a apelação de atraí-los com cenas de sexo e violência. Os diálogos inteligentes definitivamente eram o ponto forte.
Sua apresentação foi até o final de 1988, um ano depois houve o lançamento da série “Juba & Lula” que ficou poucos meses no ar porque não conseguiu obter sucesso. Até a comemoração dos 40 anos da TV Globo tiveram várias reprises, foi lançado um box com 2 DVD's com os melhores episódios e a rumores do lançamento de um filme.

Quem nunca assistiu, não sabe o que esta perdendo.... vale a pena assistir.

FICHA
"Armação Ilimitada"Título original: "Armação Ilimitada"
17 de maio de 1985 a 8 de dezembro de 1988 . Criação: Euclydes Marinho, Patrícia Travassos, Nélson Motta e Antônio Calmon Direção: Guel Arraes (1985 a 1987), Mário Márcio Bandarra (1988), Ignácio Coqueiro e Jorge Fernando Produção: Rede Globo de TelevisãoEmissoras no Brasil: Rede Globo

Elenco:

Kadu Moliterno - Juba
Andre DiBiase- Lula
Andréa Beltrão - Zelda
Jonas Torres - Bacana
Francisco Milani - Chefe
Catarina Abdala - Ronalda
Nara Gil - Apresentadora Black Boy






Wesley Paschoalini

Nenhum comentário:

Postar um comentário