segunda-feira, 20 de setembro de 2010

MacGyver - Profissão: Perigo

- E agora, como iremos desarmar este missil???
- Você tem um cardaço de tenis???
- tem uma lente de oculos quebrado???
- Se não tiver nenhum dos dois, pode ser um chiclete mesmo!!!

Acho que este conversa acima te lembrou de um famoso ex-agente espião chamado:

MacGyver foi uma série de aventura da televisão americana sobre um ex-agente secreto das forças especiais chamado Angus "Mac" MacGyver, estrelado por Richard Dean Anderson. A série foi criada por Lee David Zlotoff e produzida por Henry Winkler. Iniciado em 29 de Setembro de 1985 a 21 de Maio de 1992 na rede ABC. Dois filmes feitos para TV foram produzidos em 1994.
O recurso principal de MacGyver é sua aplicação prática do conhecimento científico e do uso de ítens comuns - junto com seu canivete suíço, sua fita adesiva e a coincidência de estar trancado em um quarto com materiais úteis.
Exemplos de engenhocas famosas realizadas pelo protagonista durante a série são bombas com chiclete, desarmamento de mísseis com tênis, máquina de soldagem com lentes de óculos quebrado, ovo cozido no radiador, selar vazamento químico com chocolate, etc.
Isto permite que crie uma variedade de soluções improvisadas, para escapar da captura, do desastre ou para geralmente derrotar os inimigos.


MacGyver é um herói de ação altamente inteligente que prefere resolver os conflitos sem violência, ele é um antigo agente das Forças Especiais do governo americano, O investigador passou a trabalhar para a Fundação Fênix, dedicada a combater o “caras maus” ao redor do mundo. Até aí, nada de diferente, certo? Mas é aí que vem a grande sacada: o MacGyver conseguia combater o mal e mais um pouco sem usar... uma arma sequer! Recusa-se a carregar ou usar uma arma devido a um acidente de infância com um revólver que resultou na morte de um amigo.

Com alguns apetrechos inocentes no fundo do bolso (como aqueles que você se esquece de tirar antes de mandar para a lavanderia) e bons conhecimentos de química e física, ele conseguia fabricar quase qualquer coisa. Com um clip, pronto! Ele fechava o circuito de um míssil nuclear. Vazamento de ácido? Ahá: é só usar uma barra de chocolate.
Nasceu e se criou em Minnesota. É graduado em uma escola técnica fictícia chamada Western Tech onde obteve bacharelado em física.
O primeiro nome de MacGyver permanece um mistério até a última temporada. Sempre que lhe perguntam, diz que não gosta do seu primeiro nome e muda de assunto. No episódio piloto da série (que também se chama "O Piloto") MacGyver diz que seu primeiro nome é "Stace", mas esta informação não apareceu no final do episódio, embora se tratasse de um material promocional da série. Seu primeiro nome foi revelado oficialmente em "Good Knight, MacGyver", em que descobre que tinha um antepassado do século VII, Angus M'Iver, e admite que compartilham de seu primeiro nome; repetido no final da série, onde surge o filho de MacGyver, cujo nome do meio é Angus.



Profissão Perigo (ou MacGyver, o título original) começou a ser transmitida nos Estados Unidos em 1985, e durou até 1992. Foi uma das séries de maior sucesso dos anos 80. O personagem de Richard Dean Anderson era admirado pelos meninos, arrancava suspiros das mocinhas e de quebra virou um modelo de comportamento, elogiado por críticos, pais e professores
No Brasil, foi exibida pela Rede Globo, que criou uma abertura própria utilizando um pequeno trecho da música Tom Sawyer, da banda canadense Rush. A música tema original é de Randy Edelman. Atualmente a série é exibida nos canais RBTV, Ulbra TV e Rede Estação. As quatro primeiras temporadas foram lançadas em formato DVD pela Paramount Brasil, com o som original e dublagens em português e espanhol, porém sem nenhum extra.
O episódio de estréia da série, Missão Inicial, estreou no Brasil somente em 1986, no lugar de Viva O Gordo, no período de férias do Jô Soares. Abaixo, os "truques" usados por MacGyver no episódio:

1.Desarma míssil com auxílio de um clipe;
2. Com um rifle, fósforos, elástico e galho de árvore, cria tiroteio "por controle remoto" para distrair o inimigo;
3. Amassa cano de uma pistola de sinalização para transformá-la em foguete de empuxo;
4. Torna raios laser visíveis com fumaça de cigarro;
5. Redireciona laser com lente de binóculo até raio atingir a própria fonte;
6. Ergue viga, dando nó em uma mangueira contra incêndios;
7. Detém vazamento de ácido fazendo-o reagir com dissacarídeos de chocolate (lactose e sacarose) para formar carbono elementar e resíduo grosso viscoso;
8. Cápsulas de remédio e sódio metálico são transformadas em pequena bomba.

Pois é, MacGyver é o cara.




Abraços a Todos....

Wesley Paschoalini

2 comentários: