quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Chaves & Chapolin

Passei 19 dias em casa e justamente no dia que eu volto a trabalhar o SBT decide passar Chapolin colorado, meu Herói predileto (puta indignação), agora estou tentando sair para almoçar as 12h30 para conseguir assistir... E ainda mais, esta passando alguns episódios que ainda não tinha sido exibido..... Sei que este comentário pode parecer piegas, mas é Chapolin Colorado!!!!!

Bom, pensando nisso e olhando meu blog, percebi que ainda não fiz nada sobre o Chaves e Chapolim, (isso é um pecado) kkkk... Por isso irei fazer dois posts, começarei com Chapolin Colorado.... espero que gostem.

Em 1970, Chespirito apresentava um programa semanal, quando teve a idéia de interpretar um Super-Herói. Um Herói sim, mas um herói humano. Um personagem que fosse um exemplo para as crianças e que não tivesse nenhum super poder, que lutasse contra uma grande variedade de inimigos e contra seu próprio medo. Assim nasceu o Chapolin.
Chapolin Colorado, também conhecido pelos nomes Vermelhinho e Polegar Vermelho no Brasil (El Chapulín Colorado no original, em espanhol),
El Chapulín Colorado alcançou grandes índices de popularidade em toda a América Hispânica, bem como no Brasil, Estados Unidos, entre muitos outros países.
Em 2010, o programa completa 40 anos ininterruptos de exibição na televisão.
El Chapulín Colorado foi exibido na televisão mexicana pela primeira vez em 1970, na TV TIM (Televisión Independiente de México), como um quadro do programa Los Supergenios de la Mesa Cuadrada. Deste programa, além de Bolaños, também participavam os atores Rubén Aguirre, María Antonieta de las Nieves e Ramón Valdés. A partir de 1972, o Chapolin passou a ter um programa próprio (uma sitcom), já pela Televisa, que perdurou até 1979. De 1980 a 1992, a série fez parte do Programa Chespirito, que possuia vários quadros.
O nome "chapulín", (possivelmente de origem idiomática Nahuatl ou Asteca), é oriundo de uma espécie de gafanhoto, pertencente ao género Sphenarium, bastante popular no México, sendo utilizada como iguaria
Em um quadro do Programa Chespirito, Chapolin explica a origem de seu nome. Seu pai chamava-se "Pantaleon Colorado y Roto" (Calça Vermelha e Curta) e sua mãe "Luisa Lane" (piada ao nome Lois Lane de Superman). Seu padrinho estudava e colecionava insetos. Então escreveu o nome de 4 insetos em pedaços de papeis e os colocou dentro de um chapéu, pediu que alguém sorteasse e assim saiu o nome "Chapulin" (Gafanhoto) para o batismo. Os outros três insetos eram Libélula, Escarabajo (Escaravelho) e Gorgojo (Caruncho). Portanto, o nome completo de Chapolin é "Chapulin Colorado Lane"..
As gravações do programa duraram até 1979, quando Roberto Gómez Bolaños decidiu encerrar a trajetória do Polegar Vermelho, com um episódio especial. Nele, o Chapolin, Florinda Meza (Dona Florinda), Rubéns Aguirre (Prof. Girafales) e Edgar Vivar (Sr. Barriga), destacavam virtudes do herói mais atrapalhado que se tem registro. Uma das frases dizia assim: "O Chapolin não tinha as propriedades extraordinárias dos heróis. Era tonto, mole e medroso, porém também um herói porque superava o medo e enfrentava os problemas, e nisso precisamente consiste o heroísmo e a humanidade". Mas Chapolin Colorado retornaria em 1984, porém do mesmo jeito que começou: como um quadro do programa "Chespirito", sendo definitivamente cancelado no ano de 1993.

Descrição


Os episódios da série enfocavam as aventuras diárias do Chapolin Colorado, um super-herói latino criado ao oposto da imagem dos super-heróis "enlatados" americanos: fraco, feio, medroso, pobre, desajeitado, covarde, tonto, mulherengo, mas que no final sempre superava seus medos para assim vencer seus inimigos. Ao sinal de perigo, os personagens secundários repetiam o bordão "Oh, e agora, quem poderá me defender?", ao que Chapolin entrava em cena por meio de algum tipo de materialização repentina (frequentemente tropeçando ou fazendo alguma idiotice ao entrar em cena) respondendo "Eu!".
O personagem vestia-se com uma roupa vermelha dos pés à cabeça, com algo parecido com asas de pano nas costas, antenas na cabeça, as chamadas "Anteninhas de Vinil", calçados amarelos e um escudo dourado no peito em forma de coração com as iniciais CH em vermelho - é dada uma ênfase especial às Anteninhas, que se conectam diretamente a todas as terminações nervosas do corpo do herói e assim tinham com ele uma interação direta e funcionalidade total: detectam presenças de criminosos e outros seres malignos (na esmagadora maioria dos episódios); decodificam e traduzem idiomas e códigos secretos diversos ("O Bebê Jupiteriano", no qual traduziu para português uma mensagem enviada diretamente do planeta Júpiter); captam leituras de materiais tóxicos ou perigosos ("O Vazamento de Gás", onde captou leituras de vazamento de gás inflamável); recebem pedidos de socorro (praticamente todos os episódios); ativam recursos bio-eletrônicos especiais presentes no corpo do herói ("O Pistoleiro da Marreta Biônica", no qual ativou suas Anteninhas de Alta Velocidade para confrontar a supervelocidade de um inimigo) e assim por diante.
Ele ainda fazia uso de armas, como a Marreta Biônica, um martelo nas cores vermelho e amarelo, que não só pulverizava seus inimigos como voltava fielmente às mãos, tal como um bumerangue, a Corneta Paralisadora, buzina de bicicleta que com um toque paralisa inimigos e objetos congelando sua movimentação até mesmo em pleno ar e com dois toques desfaz a paralisia; e as Pastilhas Encolhedoras (também Pílulas de Polegarina ou Pastilhas de Nanicolina), com as quais o Chapolin diminuía a um tamanho de aproximadamente 20 centímetros de altura para assim pegar inimigos desprevenidos ou acessar locais de pequena estatura.
Bolaños criou este personagem como uma completa oposição aos tradicionais super-heróis "enlatados" americanos para fins de transmissão de uma mensagem importante: a verdadeira coragem não consiste em não ter medo de nada, mas em vencer seus medos. Em adição a isso, Bolaños também criou o personagem Super Sam, como uma forma bem-humorada de criticar e satirizar a imagem "perfeita" dos tradicionais super-heróis americanos.
Exibição no Brasil:

Em 1984, Sílvio Santos comprou alguns episódios das duas séries, juntamente com algumas novelas da emissora mexicana, e começou a exibi-las ao meio-dia, no programa do Bozo. Foi um sucesso, e logo Chapolin ganhou espaço próprio na programação exibido diariamente em dois horários, precedendo ao programa Chaves.
Deixou de ir ao ar regularmente em 2000, devido à exibição do Horário político, após um período recorde para programas do gênero, de 18 anos de exibição praticamente ininterrupta (superado apenas pelo seu co-irmão Chaves, com 18 anos tembém),
Em 2005, quando foram exibidos vários episódios inéditos e considerados perdidos após uma remixagem. Há 7 anos não é exibido em Rede Nacional, mas no dia 03 de Janeiro de 2011, o SBT colocou a série novamente em sua programação, exibindo as 12h45

Bordões

• "Eu!" (geralmente logo após o "Oh! E agora, quem poderá me defender?")
• "Não contavam com minha astúcia!" (em sua introdução em cena, ele completa com "Sigam-me os bons!")
• "Eu acho…", e quando ele vai expor sua opinião alguém o impede de continuar ou ele faz alguma besteira.
• "Sim, eu vou…" ou "Eu faço…", ele se usa disso para esquivar-se de fazer algo perigoso.
• "Já diz o velho e conhecido ditado/refrão…", e assim ele cita algum provérbio popular de forma totalmente errada, geralmente misturando dois ou mais ditados e após se enrolar ele completa dizendo tortamente "Bom, a ideia é essa!" ou "É por aí, assim!".
• "Suspeitei desde o princípio.", quando faz algo errado e se envergonha de admitir o erro, ou simplesmente quando alguém lhe indica um detalhe óbvio que ele não tenha percebido.
• "Sigam-me os bons!" (também logo após o "Não contavam com minha astúcia!" ao entrar em cena), ele utiliza esta frase quando se põe a fazer alguma coisa, geralmente culminando logo após com outro acidente ou trapalhada do Chapolin.
• "Se aproveitam da minha nobreza!", quando alguém faz pouco dele ou ele se vê forçado a fazer algo contra sua vontade.
• Se ele faz alguma besteira e lhe perguntam se está ferido ele responde cinicamente "Claro que não. Fiz isso intencionalmente para…", inventa alguma desculpa e completa com "Todos os meus movimentos são friamente calculados".
• "Palma, palma, não priemos cânico!", uma corruptela de "Calma, calma, não criemos pânico!".
• "Silêncio! Silêncio! Minhas Anteninhas de Vinil estão detectando a presença do inimigo! Vou fulminá-lo a golpes com a minha marreta!"
• Quando ouve alguma palavra longa ou difícil, Chapolin diz metade da palavra acompanhada de "…o quê?", ao que seu (sua) interlocutor(a) completa a palavra e o herói responde "Nossa!", "Credo!" ou "Puxa!" ("¡Chanfle!", no original - uma interjeição inventada por Chespirito, que, praticamente, todos os seus personagens utilizam, mesmo os secundários ou que aparecem em apenas um episódio).
• "Era exatamente (isso) o que eu ia dizer!", quando alguém tem uma ideia melhor que a dele ou quando ele simplesmente não pensaria nada muito útil.
Em certas situações, ao se recuperar de algum golpe forte (geralmente na cabeça), Chapolin diz um a um todos os seus bordões ordenadamente em voz rápida.

Personagens secundários em perigo

• "Oh! E agora, quem poderá me ajudar/defender?"
• "O Chapolin Colorado!

Super Sam

• "Time is money! Oh, yeah!"
• "Na minha opinião..."

Vilões

• "Sigam-me os maus!"

Outros personagens

• "Pois é, não é?'" (Geralmente os personagens interpretados por Carlos Villagrán, quando se vê diante de uma afirmação demostrando concordância com o que foi dito).

Principais inimigos do herói:

• . Pirata Alma Negra
• . Largatixa
• . Pança louca
• . Matador
• . Tripa seca
• . Quase nada
• . Tchory
• . Minina
• . Rasgabucho
• . Rosa, a rumorosa
• . O Empregado da Casa Mal-Assombrada
• . A Múmia do Egito
• . O Pistoleiro veloz
• . Rajá KaraRa-Shada
• . Poucas Trancas
• . A Bruxa Baratuxa
• . Almôndega
• . Mão Negra
• . Racha Cuca
• . O Botina
• . Fura Tripa
• . Vilões da Festa à Fantasia (Garrafa, Baixinho, Coelho, Diaba)
• . Índio Riacho Molhado
• . Simbato Yamasaki
• . Porca Solta
• . Seu trocadeiro/Homem nuclear
• . Chinezinho
• . Lobizomem
• . Abominével Homem das Neves

Recentemente o produtor e diretor Roberto Gómez Fernández, filho de Bolaños, anunciou estar preparando um filme baseado no personagem Chapolin. Cujo roteiro deve ficar pronto ainda no primeiro trimestre de 2011, o projeto será todo supervisionado por seu pai que é o criador e foi o interpréte orginal do personagem. Entretanto, ainda não foi divulgado se o filme será em live-action (com atores reais) ou em animação 3D.


Curiosidade:

Aproximadamente à 1,344.000 resultados de Chapolin Colorado no Google.
Chapolin já enfrentou Hitler em um episódio
Eu tenho uma camisa vermelha com o símbolo do Chapolin

Um dos episodios mais lembrados são "A Bruxa Baratuxa - Paragaricuririmirruaro!!!" e "O menino Problema - Aquele que chapolin voa no espaço cantando (lá, os astronautas vão pelo céu, capturando os planetas...)"

Sites:

Site ande contem varios jogos do Chaves e Chapolin:


Videos do Chaves e Chapolin:


Conteudo do Chaves, Chapolin e Chespirito:


Chapolin (ultimo episódio):






(Parte I) http://www.youtube.com/watch?v=fhVNL3Zff_I
(Parte II) http://www.youtube.com/watch?v=098sE_pTIuU
(Parte III)http://www.youtube.com/watch?v=t97_nbBSo2A

A vários sites para baixar os episódios, só procurar no google

Abertura:




Espero que tenham gostado!!!


Não Contavam com minhas astúcia!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário